Por que a madeira é boa para a saúde
A madeira é o único material 100% natural utilizado na construção desde a origem do tempo. Agora vários estudos mostram como a madeira é boa para a saúde, viver em um ambiente com madeira tem benefícios que não poderíamos imaginar.
90% do nosso tempo é gasto dentro de edifícios e veículos. No entanto, muitos dos edifícios de hoje ainda criam problemas como transtorno afetivo sazonal (SAD), depressão e doenças pulmonares.
De acordo com uma pesquisa, 90% dos entrevistados que queriam viver em uma casa que não comprometa a sua saúde e bem-estar e um terço dos entrevistados disseram que eles estariam dispostos a pagar mais dinheiro apenas para viver em um lar saudável.
Vivendo em uma casa benéfica para a saúde implica inúmeros aspectos a ter em conta em matéria de design e materiais. Neste ponto entra em jogo a madeira, que demonstrou através dos seguintes testes os benefícios para a saúde:
- De acordo com um estudo austríaco, as crianças que passaram o dia em classes de um edifício construído com madeira e contas de madeira, reduziu 8.600 pulsações por dia e por criança. Este estudo também mostrou que estar em um ambiente baseado em madeira ajuda a reduzir significativamente os níveis de estresse.
- Os trabalhadores de escritório com interiores de madeira transmitiram sentimentos de inovação, energia e conforto.
- Um estudo japonês descobriu que a exposição a painéis de madeira diminui significativamente a pressão arterial, enquanto a exposição a painéis de aço aumenta.
- Outro estudo japonês descobriu que móveis de madeira ajudaram a aumentar a interação entre os moradores.
- De acordo com uma pesquisa, quando uma pessoa está em um edifício ecológico, aumenta sua capacidade cognitiva em 61%.
- Esta capacidade cognitiva aumentou para 101% quando aberturas adicionais foram introduzidas.
- A madeira relaxa o sistema nervoso simpático humano (SNS). O SNS é responsável por respostas ao estresse e aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.
- Também foi demonstrado que os produtos de madeira em uma sala melhoram a qualidade do ar interior devido à capacidade da madeira de regular a umidade.

PODE LHE INTERESSAR
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência
Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.





















